Santa Terrinha
quarta-feira, julho 06, 2005
  Banda Sonora para Viajantes, XVIII

RW-AtD.jpg

"Amused to Death" - Roger Waters (1992)

Por alturas do Liceu, aí em 92 ou 93, tinha uma fixação fortíssima pelos Pink Floyd. Conhecia de cor o alinhamento de todos os álbuns - que, um a um, fui adquirindo -, dissecava cada uma das letras, sabia tim-tim por tim-tim a história da banda e dos seus elementos. Lembro-me até da disputa que mantinha com os meus colegas de então, o Mário e o Paulo, sobre qual seria a melhor banda do Mundo: os Queen ou os Pink Floyd...

O certo é que, alguns anos depois, a febre dos Floyd passou, embora continue a admirar a banda, pela relevância que esta teve na música popular dos últimos 40 anos. Por isso, foi com natural satisfação que assisti à reunião, para o Live 8, daquela que é a formação clássica do Pink Floyd: Gilmour, Wright, Mason e o desavindo Waters.

Diga-se, em abono da verdade, que a alminha criativa dos Floyd era precisamente Waters. Se dúvidas existirem, compare-se a discografia floydiana antes e depois da saída do Mestre. Que representa um "Division Bell" (1994) ao lado de "The Wall" (1979) ou de  "Wish You Were Here" (1975)?

Imbuído deste espírito retro, fui desencantar, para a minha viagem de ontem até à Capital, um disco a solo de Waters, "Amused to Death", o terceiro (e até agora último) do ex (?) -baixista da banda britânica, um álbum extraordinário, que na altura foi recebido com frieza por alguma crítica, que o acusava de soar "excessivamente a Pink Floyd"!

"Amused to Death" é um álbum conceptual que gira à volta da influência dos Média - e da Televisão em particular - na sociedade ocidental. Um Waters militante mostra o seu olhar cáustico sobre a manipulação das massas, a política obscura e a religião, de forma criativa e extremamente irónica. "What God Wants", "The Bravery of Being Out of Range" ou "Amused to Death", não perderam, 13 anos depois, a sua actualidade e intencionalidade.

 
Comments: Enviar um comentário

<< Home
Blog de um urbano-convertido e rural-enraizado. Pensamentos, reflexões, inflexões, citações, frases feitas e outras nem por isso.
Por Januário Cunha

Este blog é publicado, em simultâneo e com permissão de comentários, no Sapo:
santaterrinha.blogs.sapo.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Murtosa (às vezes) Lisboa (quase sempre)
Baú
Março 2004 / Abril 2004 / Maio 2004 / Setembro 2004 / Outubro 2004 / Novembro 2004 / Dezembro 2004 / Janeiro 2005 / Fevereiro 2005 / Março 2005 / Abril 2005 / Maio 2005 / Junho 2005 / Julho 2005 / Agosto 2005 / Setembro 2005 /

Outras Ligações

Blogues da Murtosa
(Por ordem de chegada à Blogosfera)


r.i.p.

Com costela Murtoseira...
(mais ou menos)

E a Ria aqui tão perto...

Blogues de Bandas Nacionais

Blogosfera

Blogues de Blogues

Links Murtoseiros

Páginas das Escolas

Oferta Turística Murtoseira

Links da Região

Comunicação Social Regional


Portais

Generalistas

Jornais On-Line

Música
Economia
Desporto

Rádios

Úteis

Digam coisas

Links Organizações

Amnesty International
logami.jpg
logosos.gif

Powered by Blogger