Santa Terrinha
terça-feira, maio 03, 2005
  Crónicas da Cidade Grande, volume VIII

Os 30 Antecipados

Em trânsito entre a minha casa, junto à estação de caminho de ferro, e a bica matinal na Praça Francisco Sá Carneiro, fui abordado por uma miúda roliça e extrovertida, com os seus 15 ou 16 anos, para responder a um desses famosos inquéritos de rua.

Relutantemente, lá acedi, não sem antes ter recebido a garantia que o inquérito era apenas isso, um inquérito, e não um preliminar para me impingirem o cartão “Midas” ou algo do género.

Depois de questões tipo “onde custuma passar as suas férias”, “acha que o Euro trouxe vantagens para a actividade turística”, e por aí fora, chegou a sacramental “qual é a sua idade”. Perante os meus “29” de resposta, a Jovem olhou-me, desconfiada, de alto a baixo, qual operador de polígrafo pouco convencido com as respostas do examinado.

“Pois... é que o Inquérito é só para pessoas com mais de 30 anos...”, disse ela com o tom resignado de quem acabara de fazer uma entrevista inútil. "Paciência...", respondi eu, interiormente satisfeito por ainda me contar no grupo dos vintes.

Quase de imediato, como se de repente uma luzinha se tivesse acendido na sua cabeça, a inquiridora franziu o sobronho adornado com um “piercing” e lançou-me um entusiasmado “e falta muito para fazer os 30 anos?”. “Alguns meses. Muitos.”, retorqui-lhe.“Então é quase a mesma coisa!". "É que a gente ganha uma comissão por cada inquérito que fazemos, e assim o seu entra na contagem!”, concluiu triunfante.

Perante tal tirada, exemplo da genial desenvoltura de adolescente, fiz um sorriso largo e deixei, só por aquela vez, que me antecipassem os 30.


P.S. A leitura desta crónica pode muito bem ser complementada com uma espreitadela a este Post do Zé Carlos. :)

 
Comments: Enviar um comentário

<< Home
Blog de um urbano-convertido e rural-enraizado. Pensamentos, reflexões, inflexões, citações, frases feitas e outras nem por isso.
Por Januário Cunha

Este blog é publicado, em simultâneo e com permissão de comentários, no Sapo:
santaterrinha.blogs.sapo.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Murtosa (às vezes) Lisboa (quase sempre)
Baú
Março 2004 / Abril 2004 / Maio 2004 / Setembro 2004 / Outubro 2004 / Novembro 2004 / Dezembro 2004 / Janeiro 2005 / Fevereiro 2005 / Março 2005 / Abril 2005 / Maio 2005 / Junho 2005 / Julho 2005 / Agosto 2005 / Setembro 2005 /

Outras Ligações

Blogues da Murtosa
(Por ordem de chegada à Blogosfera)


r.i.p.

Com costela Murtoseira...
(mais ou menos)

E a Ria aqui tão perto...

Blogues de Bandas Nacionais

Blogosfera

Blogues de Blogues

Links Murtoseiros

Páginas das Escolas

Oferta Turística Murtoseira

Links da Região

Comunicação Social Regional


Portais

Generalistas

Jornais On-Line

Música
Economia
Desporto

Rádios

Úteis

Digam coisas

Links Organizações

Amnesty International
logami.jpg
logosos.gif

Powered by Blogger