Santa Terrinha
segunda-feira, abril 04, 2005
  Caminhos Ribeirinhos

chegado_s.jpg

Por muito boa que seja a intenção do fotógrafo, jamais uma mera fotografia captará a exacta medida da beleza imensa da paisagem da Beira-Ria. A natureza é avara em se deixar registar e, por isso, só os olhos do visitante a podem abarcar na sua plenitude.

Já há algum tempo que não tinha a satisfação de percorrer, montado na minha bicicleta, os caminhos ribeirinhos da Murtosa. Um domingo à tarde solarengo, depois de uma manhã de chuva intensa, foi o pretexto ideal para um circuito cicloturístico, permitindo, adicionalmente, a avaliação das condições de resistência dos caminhos rurais que torneiam as margens da Ria de Aveiro.

O caminho Ribeira de Pardelhas-Cais do Bico, recentemente intervencionado pela Câmara Municipal da Murtosa, apresenta-se num estado que podemos considerar bastante bom, permitindo a circulação confortável e sem sobressaltos em toda a sua extensão.

O mesmo já não se pode dizer dos troços Cais do Bico- Cais do Chegado e Cais do Chegado-Cambeia dos Cardosos, onde a erosão evidente do piso - a natural e a provocada pela passagem dos tractores agrícolas - torna a circulação quase impossível. Será ideal para os amantes do todo-o-terreno, mas dificilmente atrairá quem pretenda um relaxante passeio à Beira-Ria.

Os caminhos de terra batida, pelas suas características, requerem intervenções mais ou menos cíclicas, sob pena de se tornarem esburacados e intransitáveis. Estou certo que a Câmara Municipal da Murtosa, que vem mostrando bastante empenhamento na construção de pistas cicláveis, estará atenta às condições dos caminhos rurais ribeirinhos.

Estas pistas naturais, correctamente intervencionadas, tornar-se-ão com certeza numa mais valia para a oferta turística e de lazer da Murtosa. A ideia de apresentar a Murtosa como um potencial destino cicloturístico parece-me perfeitamente exequível.

E convenhamos que o investimento necessário para dotar a terra marinhoa dessa valência é perfeitamente irrisório quando comparado com o custo associado a outros projectos, porventura até mais elitistas.
Fica a sugestão.

 
Comments: Enviar um comentário

<< Home
Blog de um urbano-convertido e rural-enraizado. Pensamentos, reflexões, inflexões, citações, frases feitas e outras nem por isso.
Por Januário Cunha

Este blog é publicado, em simultâneo e com permissão de comentários, no Sapo:
santaterrinha.blogs.sapo.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Murtosa (às vezes) Lisboa (quase sempre)
Baú
Março 2004 / Abril 2004 / Maio 2004 / Setembro 2004 / Outubro 2004 / Novembro 2004 / Dezembro 2004 / Janeiro 2005 / Fevereiro 2005 / Março 2005 / Abril 2005 / Maio 2005 / Junho 2005 / Julho 2005 / Agosto 2005 / Setembro 2005 /

Outras Ligações

Blogues da Murtosa
(Por ordem de chegada à Blogosfera)


r.i.p.

Com costela Murtoseira...
(mais ou menos)

E a Ria aqui tão perto...

Blogues de Bandas Nacionais

Blogosfera

Blogues de Blogues

Links Murtoseiros

Páginas das Escolas

Oferta Turística Murtoseira

Links da Região

Comunicação Social Regional


Portais

Generalistas

Jornais On-Line

Música
Economia
Desporto

Rádios

Úteis

Digam coisas

Links Organizações

Amnesty International
logami.jpg
logosos.gif

Powered by Blogger