Santa Terrinha
terça-feira, fevereiro 08, 2005
  Eles falam, falam...

vote.jpg


Notícia publicada no site da Rádio Voz da Ria:

"Todos os candidatos cabeças de lista por Aveiro contactados pelo Público estão de acordo que o troço do IC1 entre Angeja e Estarreja deve ser construído o mais rapidamente possivel e tendo em conta as questões ambientais.
Marques Mendes recorda que foi o PSD que suspendeu o traçado nascente, determinando o estudo de uma alternativa a poente. Nesta altura está tudo á espera que se encontre uma solução técnica.
A numero 1 da CDU, Ilda Figueiredo lembra a importância do ecossistema, mas também a posição das pessoas. Advoga que é necessário concluir as vias há muito prometidas, mas sem a utilização de portagem.
Pelo mesmo caminho vai Andrea Peniche, a cabeça de Lista do BE é taxativa: "é preciso concluir o troço sem a introdução de portagens".
Por fim nesta auscultação feita pelo diário Jorge Ferreira do Partido da Nova Democracia é mais cauteloso, o nº1 da lista acha que se o traçado violar as normas deve ser compatibilizado, até porque ambiente e desenvolvimento são complementares, sendo necessário adaptar as coisas a uma estratégia de preservação e desenvolvimento da Ria de Aveiro.

Segundo o Público, os lideres do PS - Manuel Pinho e do PP - Paulo Portas não prestaram declarações sobre o assunto."


A notícia é bem reveladora daquilo que podemos esperar dos nossos políticos, neste caso dos cabeças de lista por Aveiro: considerações gerais, politicamente correctas, mas nada de soluções concretas.

Considerar que os interesses ambientais e das populações devem ser igualmente acautelados parece-me bem. Mas isso significa exactamente o quê? Construir a poente? A nascente? Não construir pura e simplesmente?

Estas cautelas verbais revelam uma de duas coisas (ou ambas, quem sabe): o receio do compromisso ou um desconhecimento constrangedor da realidade efectiva no terreno.
Espera-se mais de quem almeja, pelo menos em teoria, ser voz do distrito na Assembleia da República.

Se olharmos apenas para os Cabeças de Lista do PS e do PSD, representantes dos partidos que, ao fim ao cabo, têm ( e tiveram) o poder de decisão efectivo, os resultados são curiosos:  Marques Mendes gloria-se do PSD ter sido o obreiro da suspensão do traçado nascente. No entanto, não explica porque é que, tanto tempo depois, o troço continua por construir. Nem a nascente nem a Poente;

Já o candidato do PS, o partido que certamente formará o próximo Governo - e a quem será passada "a batata quente"  - não prestou qualquer declaração sobre o assunto.

A Oeste nada de novo.

 
Comments: Enviar um comentário

<< Home
Blog de um urbano-convertido e rural-enraizado. Pensamentos, reflexões, inflexões, citações, frases feitas e outras nem por isso.
Por Januário Cunha

Este blog é publicado, em simultâneo e com permissão de comentários, no Sapo:
santaterrinha.blogs.sapo.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Murtosa (às vezes) Lisboa (quase sempre)
Baú
Março 2004 / Abril 2004 / Maio 2004 / Setembro 2004 / Outubro 2004 / Novembro 2004 / Dezembro 2004 / Janeiro 2005 / Fevereiro 2005 / Março 2005 / Abril 2005 / Maio 2005 / Junho 2005 / Julho 2005 / Agosto 2005 / Setembro 2005 /

Outras Ligações

Blogues da Murtosa
(Por ordem de chegada à Blogosfera)


r.i.p.

Com costela Murtoseira...
(mais ou menos)

E a Ria aqui tão perto...

Blogues de Bandas Nacionais

Blogosfera

Blogues de Blogues

Links Murtoseiros

Páginas das Escolas

Oferta Turística Murtoseira

Links da Região

Comunicação Social Regional


Portais

Generalistas

Jornais On-Line

Música
Economia
Desporto

Rádios

Úteis

Digam coisas

Links Organizações

Amnesty International
logami.jpg
logosos.gif

Powered by Blogger