Santa Terrinha
sábado, janeiro 15, 2005
  Tertúlia "As Associações e Colectividades da Murtosa"

Ontem tive a oportunidade de participar na Tertúlia sobre as Associações e Colectividades da Murtosa, promovida pelo Projecto Leme, na Junta da Freguesia do Bunheiro.

Quem se deslocou ao Bunheiro teve a oportunidade - rara e quiçá inédita, pelo menos com este nível de abrangência - de conhecer os Rostos por detrás das Associações, que falaram sobre a Génese, as Actividades e as Dificuldades de cada uma das Agremiações.

Muito terá ficado por dizer, é certo, mas convém não esquecer que estivemos perante um Encontro que reuniu 15 das cerca de 24 Associações Murtoseiras - com alguns ausentes de peso, como a ACDM e o Marítimo - com áreas distintas de Intervenção, da Acção Social e Humanitária ao Desporto, passando pela Cultura e pela Comunicação Social.

Do Debate, onde por imposição - feliz, digo eu - do moderador, não se falou de dinheiro, retive alguns pontos que me pareceram importantes.
Desde logo, o grau de Bairrismo que motivou a criação, no mesmo Concelho mas em Freguesias distintas, de Associações com identidades e áreas de acção muito similares.

Aliás, um dos presentes lançou um dado curioso: a Murtosa, com a sua pequena dimensão, é dos Concelhos da Região Centro-Norte com mais Colectividades.
Lançado o repto, nenhuma das Associações presentes pareceu disposta a dissolver-se numa Associação maior, capaz de congregar os esforços de várias Colectividades.

Uma outra questão importante foi a capacidade atracção de novos associados, tendo ficado clara a dificuldade que Associações têm em conseguir a adesão de "Sangue Novo".
Aqui há que contar com a evolução social, dominada cada vez mais pela cultura do individualismo, onde o "eu" se sobrepõe ao "nós", onde o ideal do "Bem Comum" e o conceito de "Colectivo" são cada vez mais raros.

Por outro lado, como referia num Post anterior, as solicitações e as actividades passíveis de atrair as novas gerações são mais que muitas. A solução passará por reformular a oferta das Associações, encontrando actividades - desportivas, culturais - com as quais os Jovens se identifiquem.

De qualquer modo, e em suma, penso que ficou bem patente no Debate a importância que as Associações Murtoseiras têm no Meio onde se inserem. Faça-se portanto justiça às pessoas - muitas delas presentes no Encontro - que, teimosamente, vão oferecendo o seu tempo e as suas capacidades em prol das Associações que representam.

Por último, uma Palavra para a Organização, irrepreensível, do Evento. Pena que não tenhamos sido mais a participar.
Apesar de tudo, e tendo sido este o 2º Evento do Género, percebi que o número de aderentes cresceu em relação à última Tertúlia.
Estou certo que quem teve o previlégio de estar presente neste Evento por certo não faltará ao próximo.

 
Comments: Enviar um comentário

<< Home
Blog de um urbano-convertido e rural-enraizado. Pensamentos, reflexões, inflexões, citações, frases feitas e outras nem por isso.
Por Januário Cunha

Este blog é publicado, em simultâneo e com permissão de comentários, no Sapo:
santaterrinha.blogs.sapo.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Murtosa (às vezes) Lisboa (quase sempre)
Baú
Março 2004 / Abril 2004 / Maio 2004 / Setembro 2004 / Outubro 2004 / Novembro 2004 / Dezembro 2004 / Janeiro 2005 / Fevereiro 2005 / Março 2005 / Abril 2005 / Maio 2005 / Junho 2005 / Julho 2005 / Agosto 2005 / Setembro 2005 /

Outras Ligações

Blogues da Murtosa
(Por ordem de chegada à Blogosfera)


r.i.p.

Com costela Murtoseira...
(mais ou menos)

E a Ria aqui tão perto...

Blogues de Bandas Nacionais

Blogosfera

Blogues de Blogues

Links Murtoseiros

Páginas das Escolas

Oferta Turística Murtoseira

Links da Região

Comunicação Social Regional


Portais

Generalistas

Jornais On-Line

Música
Economia
Desporto

Rádios

Úteis

Digam coisas

Links Organizações

Amnesty International
logami.jpg
logosos.gif

Powered by Blogger