Santa Terrinha
quinta-feira, janeiro 13, 2005
  Fumar ou Não Fumar

Mao_1_small.jpg

Longe de mim a ideia de dissertar aqui longamente sobre as questões dos Direitos dos Fumadores/Não Fumadores. Não tendo eu hábitos de Fumo, não será difícil adivinhar as minhas posições sobre o assunto.

A discussão sobre o tabaco - como sobre outros assuntos que se caracterizem por uma dicotomia Contra/A Favor muito bem vincada - só vale a pena se existir um ponto inicial de entendimento, a partir do qual se desenvolve toda a conversa.
No caso do Tabaco, esse ponto de entendimento é a assunção de que o acto de fumar é prejudicial, não só para o fumador mas também para quem o rodeia, sendo por isso violador do Direito ao Não Fumo. Ponto Final.
Não existindo acordo neste ponto, a discussão será estéril e inútil.

Obviamente que o "timing" deste Post está intimamente ligado com as notícias acerca da nova Lei do Tabaco, a tal que afinal não vai ser tão radicalmente restritiva como estava anunciado.
A Montanha pariu um Rato, como é custume. E nem o exemplo - corajoso, diga-se - de países como a Itália e a Noruega nos serviu.

Das declarações do Ministro da Saúde, reproduzidas no "Público On-Line", retive estes dois parágrafos, muito curiosos, especialmente o segundo:

«"Vamos ser intransigentes [com o consumo do tabaco] nos locais em que as pessoas não escolhem ir", afirmou o governante, referindo-se às escolas, instituições de saúde e locais de trabalho.
Já nos locais onde "as pessoas sabem o que as espera", a proibição de fumar não deve ser imposta, defendeu o ministro da Saúde, referindo-se aos bares, restaurantes e discotecas."»

Que me espera, afinal, num Restaurante?
Em princípio boa comida e a tranquilidade suficiente para a poder degustar.
Mas não só, pelos vistos. Há que contar com o Fumo Alheio, o qual tenho que cordialmente aceitar, porque, segundo o Sr. Ministro, já vou avisado para o que me espera.

Não sou adepto de radicalismos, mas confesso que me chateiam as chamadas "Ditaduras das Minorias".
E, que eu saiba, os que rejeitam o Tabaco são - felizmente - muitos mais do que aqueles que fumam.

 
Comments: Enviar um comentário

<< Home
Blog de um urbano-convertido e rural-enraizado. Pensamentos, reflexões, inflexões, citações, frases feitas e outras nem por isso.
Por Januário Cunha

Este blog é publicado, em simultâneo e com permissão de comentários, no Sapo:
santaterrinha.blogs.sapo.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Murtosa (às vezes) Lisboa (quase sempre)
Baú
Março 2004 / Abril 2004 / Maio 2004 / Setembro 2004 / Outubro 2004 / Novembro 2004 / Dezembro 2004 / Janeiro 2005 / Fevereiro 2005 / Março 2005 / Abril 2005 / Maio 2005 / Junho 2005 / Julho 2005 / Agosto 2005 / Setembro 2005 /

Outras Ligações

Blogues da Murtosa
(Por ordem de chegada à Blogosfera)


r.i.p.

Com costela Murtoseira...
(mais ou menos)

E a Ria aqui tão perto...

Blogues de Bandas Nacionais

Blogosfera

Blogues de Blogues

Links Murtoseiros

Páginas das Escolas

Oferta Turística Murtoseira

Links da Região

Comunicação Social Regional


Portais

Generalistas

Jornais On-Line

Música
Economia
Desporto

Rádios

Úteis

Digam coisas

Links Organizações

Amnesty International
logami.jpg
logosos.gif

Powered by Blogger