Santa Terrinha
domingo, janeiro 23, 2005
  Concerto dos "A par d'ilhós"

À semelhança da Celine, também gostaria de deixar algumas impressões acerca do óptimo concerto, proporcionado ontem pelo grupo de música tradicional portuguesa "a par d'ilhós", no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Da apresentação em si, devo dizer que gostei imenso.
Sou um apreciador da música de raiz popular e, como tal, reconheço que o trabalho dos "a par d'ilhós" não fica nada atrás do realizado por outras formações similares e mais mediáticas.

O "casamento" entre os instrumentos populares, como o cavaquinho, o acordeão ou o adufe, e os instrumentos ligados a linguagens mais eruditas - violino, violoncelo e fagote - foi particularmente feliz, elevando consideravelmente a fasquia das prestações.

Destaco, entre outros, os arranjos do temas "Vareira" e "Milho Verde", belíssimos e nada óbvios, dotados de uma riqueza extraordinária, tanto na parte instrumental como vocal.

Como a Celine apontou no seu Post, foi pena que não estivesse mais gente presente no Concerto, até porque não são assim tantas as oportunidades para assistir, na Murtosa, a um evento desta natureza.

Convenhamos que não é fácil concorrer com a transmissão televisiva de um jogo de futebol, ainda por cima entre a equipa aveirense e um dos grandes. A Organização deu mostras de alguma coragem ao fazer coincidir o concerto com o desafio da Superliga.
Quem optou pelo Sarau Musical ficou, indubitavelmente, a ganhar.

Fico triste com a fraca adesão das pessoas da Murtosa aos eventos de qualidade.
Brada-se sistematicamente aos céus pela ausência de actividades culturais e, quando elas acontecem, são desaproveitadas.

Quem prima pela ausência, para além de desincentivar a promoção futura de novas realizações - se as pessoas não aderem, para quê oferecer? - perde toda e qualquer legitimidade para criticar a escassez de ofertas culturais.
Valia a pena pensarmos nisto.

Uma última palavra de parabéns para a Coordenação Cultural da Câmara Municipal da Murtosa, pela organização certeira do concerto.
Venham mais.

 
Comments: Enviar um comentário

<< Home
Blog de um urbano-convertido e rural-enraizado. Pensamentos, reflexões, inflexões, citações, frases feitas e outras nem por isso.
Por Januário Cunha

Este blog é publicado, em simultâneo e com permissão de comentários, no Sapo:
santaterrinha.blogs.sapo.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Murtosa (às vezes) Lisboa (quase sempre)
Baú
Março 2004 / Abril 2004 / Maio 2004 / Setembro 2004 / Outubro 2004 / Novembro 2004 / Dezembro 2004 / Janeiro 2005 / Fevereiro 2005 / Março 2005 / Abril 2005 / Maio 2005 / Junho 2005 / Julho 2005 / Agosto 2005 / Setembro 2005 /

Outras Ligações

Blogues da Murtosa
(Por ordem de chegada à Blogosfera)


r.i.p.

Com costela Murtoseira...
(mais ou menos)

E a Ria aqui tão perto...

Blogues de Bandas Nacionais

Blogosfera

Blogues de Blogues

Links Murtoseiros

Páginas das Escolas

Oferta Turística Murtoseira

Links da Região

Comunicação Social Regional


Portais

Generalistas

Jornais On-Line

Música
Economia
Desporto

Rádios

Úteis

Digam coisas

Links Organizações

Amnesty International
logami.jpg
logosos.gif

Powered by Blogger