Santa Terrinha
segunda-feira, janeiro 31, 2005
  Automóveis e Peões

torreira_marginal_s.jpg

Li, há dias, no Jornal "Correio da Murtosa", o reafirmar da intenção da Câmara da Murtosa em não permitir o trânsito automóvel, durante todo o ano, na Praça da Varina, na Torreira, ao contrário das reivindicações dos comerciantes locais, que pediam a circulação e o estacionamento de automóveis naquele espaço, fora da época balnear.

Devo dizer que concordo inteiramente com a medida. Acho-a até bastante corajosa, tendo em conta a impopularidade que é capaz de gerar junto dos donos dos Estabelecimentos Comerciais e, provavelmente, daqueles para quem estacionar a 50 ou a 100m do destino representa um atentado ao seu comodismo.

A Pedonalização da Praça da Varina e da área envolvente permitiu devolver o Espaço Público às pessoas, libertando-o do embaraço - e, porque não dizê-lo, do perigo - do tráfego automóvel. Esse é o caminho que deve ser seguido, até para outras áreas do Concelho. Os (bons) hábitos criam-se e devem ser fomentados.

O argumento de que a permissão da circulação automóvel iria atrair mais clientes é, quanto a mim, descabido. Quem tem a intenção de tomar um café, jantar ou comprar na Torreira, fa-lo-á, independentemente de poder entrar praça adentro, até porque Parques de Estacionamento não faltam, um pouco por toda a Vila, alguns deles a escassas dezenas de metros da Praça - o Parque junto ao "Concha", o Parque a sul do Bar "Pedras", ou o Estacionamento do Bar "Nó d'Água", só para dar alguns exemplos.

Por toda as razões que invoquei atrás, tenho de discordar da possibilidade, avançada pelo mesmo jornal, de a Câmara prolongar a Marginal do Mar, desde o Restaurante Moliceiro, onde actualmente termina, até à Rotunda Sul, uma área que estando no enfiamento da Praça da Varina, se encontra actualmente interdita ao Trânsito.

Uma medida desta natureza representaria um passo atrás no esforço de pedonalização do local, para além de ser inútil nos propósitos de, mais uma vez, atrair mais clientes aos estabelecimentos contíguos. A possibilidade de circulação, sem permissão para estacionar, atrairia, quando muito, os chamados "mirones motorizados", que nem para apreciar o mar e o areal dispensam o automóvel.

A notícia apresenta o projecto como sendo apenas "uma possibilidade", que, espero, não se concretize.

 
Comments: Enviar um comentário

<< Home
Blog de um urbano-convertido e rural-enraizado. Pensamentos, reflexões, inflexões, citações, frases feitas e outras nem por isso.
Por Januário Cunha

Este blog é publicado, em simultâneo e com permissão de comentários, no Sapo:
santaterrinha.blogs.sapo.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Murtosa (às vezes) Lisboa (quase sempre)
Baú
Março 2004 / Abril 2004 / Maio 2004 / Setembro 2004 / Outubro 2004 / Novembro 2004 / Dezembro 2004 / Janeiro 2005 / Fevereiro 2005 / Março 2005 / Abril 2005 / Maio 2005 / Junho 2005 / Julho 2005 / Agosto 2005 / Setembro 2005 /

Outras Ligações

Blogues da Murtosa
(Por ordem de chegada à Blogosfera)


r.i.p.

Com costela Murtoseira...
(mais ou menos)

E a Ria aqui tão perto...

Blogues de Bandas Nacionais

Blogosfera

Blogues de Blogues

Links Murtoseiros

Páginas das Escolas

Oferta Turística Murtoseira

Links da Região

Comunicação Social Regional


Portais

Generalistas

Jornais On-Line

Música
Economia
Desporto

Rádios

Úteis

Digam coisas

Links Organizações

Amnesty International
logami.jpg
logosos.gif

Powered by Blogger