Santa Terrinha
sábado, dezembro 18, 2004
  Nota Introdutória

Numa recente incursão pelo meu arquivo pessoal, reencontrei uma preciosidade literária que resolvi trazer aos leitores da Santa Terrinha, dando-lhe assim uma visibilidade que, na altura da primeira publicação, não teve. Falo-vos de um Conto de Natal, saído da pena do Professor Jaime Vilar, que surgiu numa edição de natalícia do jornal “O Catrazana”.

“O Catrazana” - cujo nome reproduzia a alcunha que os nascidos na freguesia do Monte se orgulham de ostentar – foi, entre 1995 e 1997, o resultado das experimentações jornalísticas do então chamado Grupo de Jovens do Monte, nesse tempo, não muito longínquo, em que os Grupos de Jovens eram uma realidade.

Tive o privilégio de conviver com o Professor Jaime Vilar, já a sua saúde declinava. O seu espírito, porém, conservava ainda a frescura e a tenacidade de sempre.

Conheci-o numa visita de pesquisa que fiz, com outros elementos do Grupo, à Biblioteca Municipal, desconhecendo que o verdadeiro conhecimento afinal estava ali, vivo, no seu modesto gabinete, à entrada da Biblioteca. Conversamos, falei-lhe das nossas incursões jornalísticas, ouviu-nos atentamente e partilhou connosco o entusiasmo do projecto.
À saída, algumas horas depois – as conversas com o professor não se compadeciam de limitações de tempo - ofereceu-nos vários exemplares de livros seus. De graça. “Tomem lá”, disse, “porque os livros só valem alguma coisa se forem tirados das prateleiras e lidos”.
Ficamos amigos.

As visitas da redacção do “Catrazana” à Biblioteca Municipal passaram a ser frequentes. Das conversas, sempre longas, retenho os relatos apaixonados do Professor, com aquele sotaque “murtoseiro”, sua verdadeira imagem de marca. Nós, ávidos de aprender, bebíamos cada palavra, cada incursão pelo passado. Para nós histórias, para o Professor, vivências que afloravam da memória.

Passamos, pouco tempo depois, a contar com a colaboração do Professor na nossa modesta publicação. Creio que o entusiasmo era recíproco: nosso, por termos tão ilustre colaborador; dele, pela oportunidade de trabalhar connosco, a juventude que tanto admirava. Da sua experiência de dezenas de anos de ensino, conservava o prazer de trabalhar com jovens e – o mais importante – lançar sementes de Cultura. Essa mesma Cultura que o Professor sentia ausente da Murtosa. Demonstrou-o, numa frase desencantada, acerca da estagnação que varria a sua terra: “Murtosa devia-se escrever com O – Mortosa – fogo morto, terra morta, gente morta!”

Era assim Jaime Vilar. Acutilante, crítico e incisivo nas palavras mas, acima de tudo, coerente.


O Conto que a seguir se publica - afinal a razão principal desta introdução – simplesmente chamado de “Natal do Pescador”, resultou de um desafio feito ao professor, por alturas do Natal de 1996. “Escreva-nos uma história”, pedimos. Passados poucos dias, entregou-nos, dactilografada, a página A4 com o original do conto.

Da “estória”, de uma simplicidade desarmante, quase ingénua, salta à vista o tremendo talento de “jogar com as palavras” do Professor e o Amor imenso que tinha às Coisas e às Gentes Marinhoas. Colocou, como não poderia deixar de ser, o Pescador no centro da narrativa.

Aqui fica, portanto, “O Natal do Pescador”, em jeito de prenda de Natal aos leitores deste Blog e, se tal me é permitido, como singela homenagem pessoal ao Professor Jaime Vilar.

 
Comments: Enviar um comentário

<< Home
Blog de um urbano-convertido e rural-enraizado. Pensamentos, reflexões, inflexões, citações, frases feitas e outras nem por isso.
Por Januário Cunha

Este blog é publicado, em simultâneo e com permissão de comentários, no Sapo:
santaterrinha.blogs.sapo.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Murtosa (às vezes) Lisboa (quase sempre)
Baú
Março 2004 / Abril 2004 / Maio 2004 / Setembro 2004 / Outubro 2004 / Novembro 2004 / Dezembro 2004 / Janeiro 2005 / Fevereiro 2005 / Março 2005 / Abril 2005 / Maio 2005 / Junho 2005 / Julho 2005 / Agosto 2005 / Setembro 2005 /

Outras Ligações

Blogues da Murtosa
(Por ordem de chegada à Blogosfera)


r.i.p.

Com costela Murtoseira...
(mais ou menos)

E a Ria aqui tão perto...

Blogues de Bandas Nacionais

Blogosfera

Blogues de Blogues

Links Murtoseiros

Páginas das Escolas

Oferta Turística Murtoseira

Links da Região

Comunicação Social Regional


Portais

Generalistas

Jornais On-Line

Música
Economia
Desporto

Rádios

Úteis

Digam coisas

Links Organizações

Amnesty International
logami.jpg
logosos.gif

Powered by Blogger