Santa Terrinha
segunda-feira, novembro 01, 2004
  Os Blogs e a Intervenção Cívica

Os Blogs – confesso que não gosto do aportuguesamento da palavra: Blogues – trouxeram a democratização do acto de opinar, dando voz a quem acha que tem algo para dizer, publicamente, acerca dos mais variados assuntos.

 

De uma forma simplista – útil para a reflexão que se segue – uma observação mais atenta da Blogosfera permite destrinçar claramente os Blogs em três grupos principais.

 

Primeiro, os Blogs de carácter mais intimista, quase diários pessoais, muitas vezes com uma linguagem e abordagem dificilmente descodificáveis por terceiros;

 

Num segundo grupo poderemos incluir os Web Logs que, de alguma forma, dão voz a pensamentos de natureza política ou corporativa.
São mantidos, normalmente, por pessoas directamente ligadas a formações políticas e o discurso apresentado é marcadamente ideológico, sem abdicar – e ainda bem –  de um sentido crítico apurado;

 

Por último, encontramos o grupo mais abrangente – e mais interessante, na minha opinião – o dos Blogs cujos autores como que digerem a actualidade – política, social, cultural e local - dando-lhe uma visão crítica muito pessoal.
Neste último grupo incluem-se alguns dos Blogs que visito com mais frequência e, obviamente, o meu próprio.

 

Apesar de haver semelhanças entre o segundo e terceiro grupo, existe uma diferença fundamental que distingue o último: a crítica – no melhor dos sentidos da palavra - não tem objectivos políticos, antes se apresenta como um saudável exercício de cultura e intervenção cívica.

 

Os pressupostos enunciados nas linhas anteriores nem sempre são compreendidos pelos visados pelas críticas.
Isto é de sobremaneira evidente quando se tratam de abordagens ao nível local, onde, convém lembrar, existe ainda um défice de cultura de discussão dos problemas, relegando para a surdina estéril das conversas de café, aquilo que se deveria expor publicamente.

 

É natural, portanto, que os Blogs Locais sejam olhados com alguma desconfiança.
A frase famosa: “Andam por aí uns gajos com uns Blogs…” é um exemplo paradigmático disso mesmo.

 

Mas enquanto alguns andam inquietos, tentando descobrir cabalas e conspirações em simples linhas de um Post, outros há, felizmente, que compreendem a essa noção de Intervenção Cívica e lhe atribuem a importância merecida.

 

A motivação para a dissertação anterior surgiu depois de ter constatado, numa visita ao Blog do meu amigo Zé Carlos – também ele um acérrimo defensor da crítica construtiva – que, pela segunda vez, a Câmara Municipal de Estarreja (CME), através do seu Gabinete de Imprensa, se tinha dignado clarificar algumas questões que o autor levantava no seu Blog.
A última dizia respeito ao estado lamentável em que se encontra a famosa “Turbina”, no Rio Antuã. A resposta da Câmara pode ser consultada aqui.

 


Ora, que eu saiba, o Zé Carlos não tem nenhuma afinidade partidária, não é um “Opinion Maker” dos jornais, nem está ligado a nenhuma Associação ou Clube de Estarreja, factores que, de alguma maneira, pudessem induzir na CME a necessidade de responder às suas posições.

O Zé Carlos é tão somente – e não é pouco, convenhamos – um cidadão Estarrejense, atento e preocupado com a sua Terra, ao ponto de lhe dedicar frequentemente espaço de escrita no 7 Meses.
Por tudo isto, a atitude da CME, ao responder directamente ao autor, é reveladora de uma cultura de diálogo e abertura, rara no Meio Autárquico, merecedora, por isso, de elogios.

 

Infelizmente, na maior parte dos Municípios, onde a capacidade de encaixe da crítica – qualidade importantíssima na Política Moderna – é muito fraca, quem aponta o que está menos bem continua a ser observado com desconfiança e autismo.
Com esta atitude, perdem-se, muitas vezes, excelentes ideias e, infelizmente, vai-se também perdendo, progressivamente, a vontade de as transmitir.

 
Comments: Enviar um comentário

<< Home
Blog de um urbano-convertido e rural-enraizado. Pensamentos, reflexões, inflexões, citações, frases feitas e outras nem por isso.
Por Januário Cunha

Este blog é publicado, em simultâneo e com permissão de comentários, no Sapo:
santaterrinha.blogs.sapo.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Murtosa (às vezes) Lisboa (quase sempre)
Baú
Março 2004 / Abril 2004 / Maio 2004 / Setembro 2004 / Outubro 2004 / Novembro 2004 / Dezembro 2004 / Janeiro 2005 / Fevereiro 2005 / Março 2005 / Abril 2005 / Maio 2005 / Junho 2005 / Julho 2005 / Agosto 2005 / Setembro 2005 /

Outras Ligações

Blogues da Murtosa
(Por ordem de chegada à Blogosfera)


r.i.p.

Com costela Murtoseira...
(mais ou menos)

E a Ria aqui tão perto...

Blogues de Bandas Nacionais

Blogosfera

Blogues de Blogues

Links Murtoseiros

Páginas das Escolas

Oferta Turística Murtoseira

Links da Região

Comunicação Social Regional


Portais

Generalistas

Jornais On-Line

Música
Economia
Desporto

Rádios

Úteis

Digam coisas

Links Organizações

Amnesty International
logami.jpg
logosos.gif

Powered by Blogger