Santa Terrinha
sexta-feira, outubro 01, 2004
  O Mapa não engana...

ic1_1_map.jpg

O mapa que acompanha o anúncio da LUSOSCUT, respeitante à abertura dos novíssimos lanços Mira/Aveiro e Estarreja/Maceda, publicado hoje no Público, dá algumas pistas para o Futuro da novela IC1.
Ao mapa em questão, reproduzido parcialmente acima, acrescentei os nomes das localidades, utilizando uma fonte maior para melhor visualização, e assinalei, com um círculo, a "zona de interesse".

A constatação da realidade "no terreno", em simultâneo com a visão abrangente proporcionada pelo esquema, induz algumas conclusões:

Parece-me óbvio que a geometria da implementação do troço Maceda/Estarreja faz, desde logo, antever a inevitabilidade da construção a Nascente da Linha de Caminho de Ferro do troço Estarreja/Angeja.

A denominação de A29, em detrimento de "Itinerário Complementar 1", é clara: mais tarde ou mais cedo, quem circular por lá terá de pagar portagem.
Partindo do príncipio - cada vez mais evidente - da construção do traçado a Nascente, teremos a situação caricata de existirem, ao longo do Concelho de Estarreja, duas Auto-Estradas Pagas, a poucas centenas de metros de distância uma da outra.
A ser assim, concordo com o José Matos: mais vale não construir o troço da polémica e, no Lanço Estarreja/IP5, fazer coincidir a A29 com a A1, aproveitando o futuro alargamento desta para 6 faixas. Sempre se poupam uns bons milhões.

O IC1 foi-nos apresentado como sendo a solução para descongestionar a velhinha 109. O afastamento da esmagadora maioria do tráfego automóvel para o IC1, daria à arcaica Estrada Nacional o estatuto de mera via local. A introdução de Portagens tornará esse propósito uma Miragem.
Teria sido preferível a construção de uma variante à E.N. 109, ao invés de se gastarem milhões numa Via Rápida redundante.

A via rápida perpendicular ao extremo do troço Maceda/Estarreja, coincidente com o actual acesso da EN 109 ao Nó de Estarreja da A1, parece ser o embrião da Via Rápida que ligará as localidades a Oeste, bem como a ZI de Estarreja, ao IC1 e à A1.
Repare-se que a traço mais fino (eventualmente a construir no futuro) aparece uma ligação a Pardilhó.
Parece ser esta a tão falada Via Rápida que permitirá aos Murtoseiros o acesso ao IC1, uma vez que não parece me exequível que exista um segundo acesso mais a Sul.
 
Comments: Enviar um comentário

<< Home
Blog de um urbano-convertido e rural-enraizado. Pensamentos, reflexões, inflexões, citações, frases feitas e outras nem por isso.
Por Januário Cunha

Este blog é publicado, em simultâneo e com permissão de comentários, no Sapo:
santaterrinha.blogs.sapo.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Murtosa (às vezes) Lisboa (quase sempre)
Baú
Março 2004 / Abril 2004 / Maio 2004 / Setembro 2004 / Outubro 2004 / Novembro 2004 / Dezembro 2004 / Janeiro 2005 / Fevereiro 2005 / Março 2005 / Abril 2005 / Maio 2005 / Junho 2005 / Julho 2005 / Agosto 2005 / Setembro 2005 /

Outras Ligações

Blogues da Murtosa
(Por ordem de chegada à Blogosfera)


r.i.p.

Com costela Murtoseira...
(mais ou menos)

E a Ria aqui tão perto...

Blogues de Bandas Nacionais

Blogosfera

Blogues de Blogues

Links Murtoseiros

Páginas das Escolas

Oferta Turística Murtoseira

Links da Região

Comunicação Social Regional


Portais

Generalistas

Jornais On-Line

Música
Economia
Desporto

Rádios

Úteis

Digam coisas

Links Organizações

Amnesty International
logami.jpg
logosos.gif

Powered by Blogger